DESESTABILIZAR PARA EVOLUIR
Uma breve mensagem aos profissionais
da educação
Shirley Teixeira
Em poucos meses, nos vimos diante de mudanças
necessárias de comportamentos. Algumas impostas para a ordem mundial, outras
decorrentes de novas ordens. Faço referência aos desafios experienciados após o
pronunciamento da pandemia que desencadeou mudanças significativas na rotina da
população mundial.
Estamos falando de algo inesperado, que causou DESESTABILIZAÇÃO. No geral, surpresas, situações inesperadas, que nos desestabilizam, também despertam MEDO, ANGÚSTIA, RAIVA, CULPA, RANCORES, APEGOS, DEPENDÊNCIAS... tudo isso são barreiras que IMPEDEM A NOSSA CAPACIDADE DE VISÃO.
A mensagem que trago é para gerar
PAZ. Não podemos nos desesperar diante das limitações.
Entendo essas reações e sintomas como
“amigos”. E, com amigos, podemos bater um bom papo...
Como
você, professor, como você professora, como você, profissional da educação tem
observado os seus sintomas nesta nova realidade, neste novo contexto
educacional?
Uma das ferramentas do sistema Didática
da Cura desperta em quem a pratica a visão de si. A falta de conhecimento sobre
quem somos compromete a nossa visão do que somos capazes de produzir e, também,
de aprender.
Aprender uma nova linguagem, um novo
jeito de comunicar não é difícil. E este período está nos dando uma grande
possibilidade para resolvermos “coisas” dentro de nós mesmos.
Podemos comparar nossa capacidade de
aprender à decolagem de um pato selvagem: se o vemos boiando nas águas de um
lago, vai parecer ter sido desenhado para estar ali. A partir do momento no
qual ele DECIDE decolar, o pato aplica toda a sua aerodinâmica junto às leis da
física e da biologia, passando a correr sobre as águas (mesmo sendo pesado).
Usando os programas à disposição no
seu patrimônio genético, o pato pode DECIDIR como se mover.
Nós, seres humanos, também somos
projetados tecno-bio-logicamente para cumprir a simples função de
evoluir.
E, se a nossa função é a evolução,
então, precisamos superar os obstáculos, precisamos reproduzir novas
informações; e podemos DECIDIR fazer desse momento uma oportunidade para criar
o novo.
Os conflitos, o que desestabilizou a
todos, tudo isso pode indicar uma inevitável transformação evolutiva. A
rejeição ao novo (ficar preso às tradições) não impede a evolução, mas
atrapalha a sua velocidade.
Esteja atento à sua capacidade de
aprender e de evoluir.
Podemos construir juntos... e
alcançarmos a compreensão necessária; e levarmos essa compreensão aos alunos e às
suas famílias...
Confiem. Conectem-se à Inteligência. Abracem
o NOVO.
Criadora do sistema Didática da Cura: www.lucianedossantos.com
Criadora do sistema Didática da Cura: www.lucianedossantos.com
Comentários
Postar um comentário
Experiências, dúvidas e reflexões contribuem para a criação de novos conteúdos. Participe!